Vídeo mostra policial baleado sendo socorrido em megaoperação no Rio
Um vídeo registrado pela câmera corporal de um policial revela o instante logo após um agente ser baleado durante a megaoperação realizada na última terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.
Nas imagens obtidas pela CNN Brasil, é possível ver outros policiais prestando os primeiros socorros ao colega, que sangrava na perna. Em seguida, mais agentes chegam e auxiliam a colocar o policial dentro de um veículo para atendimento médico.
O episódio ocorreu por volta das 8h40, conforme a câmera corporal. O agente baleado sobreviveu.
Os quatro policiais que morreram na operação foram enterrados na quinta-feira (30). Entre eles estava o sargento Heber Carvalho da Fonseca, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), sepultado no cemitério de Sulacap, na zona oeste do Rio.
O caixão foi coberto com a bandeira do Brasil e transportado em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Familiares, colegas e autoridades participaram da cerimônia.
Outro policial militar do Bope, Cleiton Serafim Gonçalves, também foi velado na quinta-feira. Pelos mortos da Polícia Civil, estavam Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, conhecido como Máskara, de 51 anos e chefe do 53º DP (Mesquita), e Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, inspetor da 39ª DP (Campo Grande), com apenas dois meses de carreira.
Conforme o governo estadual, a operação resultou na morte de 117 suspeitos: 54 foram encontrados mortos no dia da ação e 63 localizados por moradores em uma área de mata do Complexo da Penha no dia seguinte. Além disso, 113 pessoas foram presas, 118 armas apreendidas — incluindo 91 fuzis, 26 pistolas e um revólver —, 14 artefatos explosivos e uma quantidade ainda em contagem de drogas.
A ação foi apresentada pelas autoridades como uma tentativa de conter a atuação do crime organizado na região, considerada uma das áreas mais controladas pelo Comando Vermelho na cidade.
Créditos: CNN Brasil