Internacional
21:07

Zelensky propõe troca de drones por mísseis Tomahawk em reunião com Trump

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na sexta-feira (17), durante um almoço com o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a necessidade do país em obter mísseis de cruzeiro Tomahawk.

Zelensky indicou a possibilidade de uma troca de drones ucranianos por Tomahawks americanos. Ele destacou que a Ucrânia possui milhares de drones de sua produção, mas carece dos mísseis Tomahawk, dizendo: “A Ucrânia tem milhares de nossos drones de produção, mas nós não temos Tomahawks. É por isso que precisamos de Tomahawks”. Ele sugeriu: “Eles (EUA) podem ter nossos milhares de drones, é aí que podemos trabalhar juntos”.

Trump, questionado sobre enviar Tomahawks para a Ucrânia, comentou que os Estados Unidos precisam dessas armas. Ele ainda expressou sua esperança de que a guerra possa ser encerrada sem a necessidade de utilizar os Tomahawks.

Após a sugestão de Zelensky, Trump demonstrou interesse na troca de armamentos. Ele afirmou que os EUA produzem seus próprios drones e também adquirem drones de terceiros, que são de alta qualidade. Comentou ainda que o conflito na Ucrânia evidenciou a importância tática dos drones nos últimos dois anos.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno