Saúde
21:06

Ministério da Saúde investiga morte por intoxicação por metanol em Minas Gerais

O Ministério da Saúde comunicou nesta sexta-feira (10/10) que está investigando uma morte suspeita causada por intoxicação por metanol em Ipatinga, localizada na região do Vale do Aço, Minas Gerais.

Segundo o balanço divulgado pelo ministério, até o momento, foram registradas 246 notificações em todo o Brasil, das quais 29 casos foram confirmados e 217 ainda permanecem em investigação. Além disso, 249 suspeitas foram descartadas. No estado de Minas Gerais, suspeitas em Poços de Caldas e Belo Horizonte também foram descartadas.

Cinco óbitos já foram confirmados por intoxicação por metanol, todos no estado de São Paulo. Além do falecimento em Ipatinga, há outras 11 mortes sob investigação, distribuídas entre São Paulo (seis), Pernambuco (três), Ceará (um) e Mato Grosso do Sul (um).

Procuradas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Prefeitura de Ipatinga ainda não responderam aos contatos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da intoxicação por metanol podem ser confundidos com uma embriaguez comum, mas tendem a persistir e piorar com o tempo. Os sinais mais frequentes incluem desconforto estomacal, náuseas, vômitos e dor abdominal intensa.

Podem também ocorrer alterações visuais como visão turva ou borrada, manchas escuras no campo visual (escotomas) e redução da acuidade visual. O ministério alerta que o quadro pode evoluir para sintomas mais graves, como dor de cabeça intensa, tontura, confusão mental e convulsões.

Créditos: O Tempo

Modo Noturno