Internacional
00:06

Noruega informa que Venezuela fechou embaixada em Oslo após Nobel da Paz a Machado

Na segunda-feira (13), o Ministério das Relações Exteriores da Noruega anunciou que a Venezuela fechou sua embaixada em Oslo sem apresentar qualquer explicação. O fechamento ocorreu três dias depois de María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, receber o Prêmio Nobel da Paz.

Cecilie Roang, porta-voz do ministério norueguês, comunicou por e-mail à AFP que a embaixada da Venezuela informou sobre o encerramento das atividades sem fornecer motivos. Ela lamentou a decisão e afirmou que, apesar das divergências entre os países, a Noruega deseja continuar o diálogo com a Venezuela.

Machado foi impedida de participar das eleições presidenciais de 2024, vencidas pelo presidente Nicolás Maduro, cujo mandato está em término, mesmo com protestos da oposição.

Conforme divulgado pelo jornal norueguês Verdens Gang, os serviços telefônicos da embaixada venezuelana não estavam funcionando na tarde de segunda-feira, situação confirmada pela AFP no período noturno, horário local.

O Comitê Norueguês do Nobel, formado por cinco membros indicados pelo Parlamento daquele país, concedeu o prêmio a Machado por seu trabalho dedicado à promoção dos direitos democráticos na Venezuela e pela luta por uma transição pacífica e justa da ditadura para a democracia.

No último domingo, Maduro referiu-se a Machado, que tem 58 anos, como “bruxa demoníaca”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Noruega ressaltou que o Prêmio Nobel é independente do governo norueguês e direcionou questões relacionadas ao prêmio ao Comitê Nobel.

Machado, atualmente em clandestinidade na Venezuela, dedicou o prêmio ao povo venezuelano, que sofre no país, e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de quem espera apoio para remover Maduro do poder.

Créditos: Folhape

Modo Noturno