Trump demonstra interesse em reunião com Lula na cúpula da Asean
Nesta quarta-feira (22), uma fonte da Casa Branca informou à agência Reuters que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em se encontrar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na Malásia, onde ambos participam da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) no fim de semana.
A CNN confirmou anteriormente que o encontro entre Lula e Trump deverá ocorrer no domingo (26).
Desde a breve reunião durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, integrantes dos governos do Brasil e dos EUA têm articulado o encontro há várias semanas.
O governo brasileiro informou que os líderes tiveram uma ligação amistosa, o que abriu perspectivas melhores para as relações bilaterais.
Lula chegou nesta quarta-feira (22) a Jacarta, na Indonésia, iniciando uma visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático.
Durante essa agenda, o presidente brasileiro se reunirá com o presidente indonésio Prabowo Subianto, ocasião em que os dois assinarão atos e memorandos de cooperação entre os países.
O governo do Brasil busca oportunidades para fortalecer as relações e ampliar o comércio no país asiático.
Ainda na Indonésia, Lula terá um encontro com o secretário-geral da Asean para tratar das “prioridades” na relação entre o Brasil e a organização.
Na sexta-feira (24), Lula seguirá para a Malásia, onde participará da cúpula em Kuala Lumpur e terá diversas reuniões com autoridades e empresários.
A comitiva oficial do presidente inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
*Matéria em atualização
Créditos: CNN Brasil