Autoridades de Brasil e EUA se reúnem na Malásia para discutir tarifas
Autoridades do Brasil e dos Estados Unidos se encontraram na Malásia neste domingo (26) para tratar da possível redução de tarifas sobre produtos brasileiros. O encontro é fruto das conversas amistosas entre os presidentes Lula e Donald Trump.
De acordo com o analista Américo Martins, no CNN Prime Time, o ambiente das negociações é otimista, embora ainda não haja decisões oficiais.
Durante o encontro, Lula apresentou argumentos comerciais e econômicos para explicar que as tarifas não seriam vantajosas para os EUA. Trump respondeu de forma positiva ao pedido de reavaliação das taxas, instruindo que representantes dos dois países iniciem imediatamente as negociações.
A delegação brasileira inclui o chanceler Mauro Vieira e o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa. Do lado americano, participam o secretário de Estado Marco Rubio e o secretário do Tesouro Scott Bessent.
O propósito da reunião é discutir a suspensão ou redução das tarifas e definir quais setores econômicos poderiam se beneficiar dessas mudanças.
Antes do início das negociações, Trump comentou com a imprensa que as duas partes agiriam rapidamente, cumprindo a promessa feita no encontro com Lula poucas horas antes. A expectativa é que o presidente Lula dê uma entrevista coletiva após a reunião para divulgar os resultados obtidos.
Créditos: CNN Brasil