Inmet emite alerta laranja de perigo para 9 estados com tempestades e ventos fortes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou alertas importantes de mau tempo que colocam nove estados brasileiros em situação de “Perigo” nas próximas horas. O alerta laranja, que é o segundo mais grave na escala do instituto, vale até as 10h desta terça-feira (28) e indica condições meteorológicas adversas.
Os estados afetados pelo alerta laranja são porções do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Amazonas.
Nessas regiões, a previsão é de chuvas com intensidade entre 30 mm/h e 60 mm/h, volume que aumenta muito o risco de alagamentos urbanos e o transbordamento de pequenos córregos.
Além da chuva, o principal perigo está nos ventos, que podem alcançar entre 60 km/h e 100 km/h. Rajadas desse porte podem causar danos significativos, como destelhamento de casas, queda de galhos e até de árvores.
O Inmet alerta também para o risco de cortes de energia elétrica, tanto por queda de estruturas sobre a rede quanto pelas fortes descargas elétricas que deverão acompanhar a tempestade.
Paralelamente, há um segundo alerta de nível amarelo, de “Perigo Potencial”, válido para o mesmo período. Ele abrange toda Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul,
Além disso, o alerta amarelo alcança partes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Pará, indicando chuvas fortes e ventos localizados que merecem atenção.
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e não se proteja debaixo de árvores durante ventos fortes, nem estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas.
O Inmet também aconselha, quando possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos causados por picos na rede durante a tempestade.
Créditos: CompreRural