Internacional
09:08

Furacão Melissa, categoria 5, deve atingir Jamaica com ventos de 280 km/h

O furacão Melissa, classificado como categoria 5, está previsto para atingir o solo da Jamaica ainda na manhã desta terça-feira (28), conforme informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Antes mesmo de chegar à ilha, o furacão causou tempestades que resultaram em três mortes na Jamaica. No total, o fenômeno já foi responsável por sete mortes na região do Caribe.

O governo jamaicano determinou evacuações e disponibilizou cerca de 900 abrigos em todo o país. Em algumas áreas da ilha, o nível do mar pode subir até quatro metros devido à tempestade.

Na segunda-feira, um voo do 53º Esquadrão de Reconhecimento Climático dos Estados Unidos sobrevoou o olho do furacão Melissa.

Voos programados para decolar ou aterrissar na Jamaica nesta terça foram cancelados, de acordo com o site FlightRadar24, especializado em monitoramento aéreo. O tráfego na região está sendo evitado para garantir segurança, já que os ventos do furacão alcançam até 280 km/h.

Meteorologistas alertam que o Melissa é a tempestade mais forte a atingir a Jamaica na última década, descrita como a “tempestade do século”.

Segundo a Cruz Vermelha, o impacto do furacão na Jamaica será intenso, afetando pelo menos 1,5 milhão de pessoas, equivalente a metade da população da ilha. Até o momento, as tempestades relacionadas ao fenômeno já causaram três mortes no país.

Créditos: G1 Globo

Notícias relacionadas

Modo Noturno