EUA e Ucrânia avaliam plano de paz em reunião na Suíça
A Casa Branca declarou que a Ucrânia vê a nova versão do plano de paz dos Estados Unidos para encerrar a Guerra Russo-Ucraniana como compatível com seus “interesses de segurança nacional”.
As revisões foram promovidas neste domingo (23), na Suíça, em encontro com representantes de alto escalão dos EUA, Ucrânia e também da Europa, conforme comunicado da Casa Branca.
Segundo a nota americana, a delegação ucraniana afirmou que todas as suas principais preocupações — como garantias de segurança, desenvolvimento econômico a longo prazo, proteção à infraestrutura, liberdade de navegação e soberania política — foram plenamente abordadas na reunião.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou os resultados “substanciais” desse encontro no domingo.
“Muita coisa está mudando. Estamos agindo com muita cautela nas medidas necessárias para acabar com a guerra”, disse Zelensky em vídeo publicado no Telegram.
Além disso, a Ucrânia expressou “gratidão” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “por seus incansáveis esforços para pôr fim à guerra”, numa declaração conjunta com os EUA divulgada inicialmente pelos americanos.
Essas reações ucranianas vieram pouco depois de Trump criticar a “liderança” da Ucrânia por não demonstrar “gratidão” pelos esforços americanos para encerrar o conflito com a Rússia.
Créditos: CNN Brasil