Internacional
05:08

Trump anuncia pausa permanente na imigração de países do ‘terceiro mundo’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (28) que pretende “pausar permanentemente” a imigração de pessoas provenientes de países que ele classifica como “terceiro mundo”.

Em sua postagem, Trump declarou ainda que encerrará os benefícios e subsídios oferecidos a todos os não-cidadãos que residem nos EUA.

Ele afirmou que buscará “desnaturalizar imigrantes que prejudicam a tranquilidade doméstica e deportar qualquer estrangeiro que seja considerado um encargo público, um risco à segurança ou incompatível com a Civilização Ocidental”.

Trump publicou essas declarações na madrugada após o Dia de Ação de Graças, responsabilizando os imigrantes por aquilo que chamou de “disfunção social” do país.

O presidente afirmou que milhões de imigrantes teriam entrado ilegalmente durante a gestão do governo Biden e que pretende revogar essas admissões, incluindo aquelas realizadas por meio de um sistema chamado “Autopen”.

Além disso, Trump defendeu uma política de “migração reversa”, considerada por ele como a única solução para os problemas que atribui ao atual cenário migratório.

Nas suas mensagens, o republicano intensificou críticas direcionadas a comunidades específicas de imigrantes, autoridades estaduais e parlamentares democratas, associando a chegada de estrangeiros a problemas como aumento da criminalidade, sobrecarga em serviços públicos e deterioração urbana.

Na quinta-feira (27), Trump já havia solicitado a revisão dos Green Cards concedidos a estrangeiros de 19 países.

Essas determinações surgem após a morte de uma guarda nacional que ficou ferida em um ataque perto da Casa Branca na quarta-feira (26), quando dois soldados foram baleados, um deles em estado grave.

O suspeito pelo ataque, Rahmanullah Lakanwal, de 29 anos, é um imigrante afegão irregular nos EUA, e foi detido pelo crime.

Após o ocorrido, Trump suspendeu as solicitações de imigração para residentes do Afeganistão.

Créditos: g1

Modo Noturno