Internacional
06:04

Trump anuncia tarifa de 200% sobre vinhos franceses para pressionar Macron a integrar Conselho da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que aplicará uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses. Segundo Trump, essa medida tem o objetivo de levar o presidente da França, Emmanuel Macron, a aceitar participar da iniciativa chamada Conselho da Paz, que visa a resolução de conflitos globais.

Questionado sobre a recusa de Macron em participar do conselho, Trump respondeu: “Ele disse isso? Bem, ninguém o quer porque ele deixará o cargo muito em breve”. Uma fonte próxima a Macron confirmou que a França pretende recusar o convite para integrar a iniciativa neste momento.

O Conselho da Paz foi proposto por Trump em setembro do ano passado, quando ele anunciou um plano para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. Recentemente, o convite enviado a líderes mundiais ampliou o papel do conselho para a resolução de conflitos em escala global.

Um rascunho do estatuto, enviado pela administração americana a aproximadamente 60 países, prevê que os membros devem contribuir com US$ 1 bilhão para que sua participação na iniciativa seja superior a três anos, segundo documento obtido pela Reuters.

No domingo, governos reagiram com cautela ao convite, preocupados que o plano poderia prejudicar o trabalho das Nações Unidas.

Nesta segunda-feira, Trump também anunciou que convidou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para integrar o Conselho da Paz. “Ele foi convidado”, afirmou Trump.

Créditos: Globo

Modo Noturno