Lista de países que recusaram convite para Conselho de Paz de Trump
Donald Trump oficializou a criação do Conselho de Paz em uma cerimônia realizada em Davos, na quinta-feira (22). Diversos convites foram enviados, mas alguns aliados dos Estados Unidos ainda não responderam ou declinaram o convite.
Certos países apontaram preocupações quanto a um possível conflito com a Carta da ONU, enquanto outros manifestaram reservas sobre os membros do grupo, incluindo o presidente russo Vladimir Putin.
A França, por exemplo, destacou que a carta constitutiva do Conselho de Paz não corresponde a uma resolução das Nações Unidas para tratar a guerra na Faixa de Gaza, o foco inicial do grupo criado por Trump.
Entre os países que recusaram o convite, o Brasil optou por adiar sua resposta. Conforme apuração da analista de Política da CNN Brasil, Isabel Mega, não há urgência para uma decisão, pois avaliações continuam sendo realizadas.
Durante a cerimônia, o presidente dos EUA afirmou que o Conselho de Paz está funcionando “maravilhosamente bem” e reúne um “ótimo grupo de pessoas”.
As nações que aceitaram o convite incluem Argentina, Arábia Saudita, Catar, Egito e Israel.
Créditos: CNN Brasil