Notícias, Opinião
19:59

[Currais de Ontem]:O obelisco do Centenário

Por: João Bezerra Jr. Jornalista e Historiador.

O monumento que celebra o centenário da fundação de Currais Novos foi erguido em 1908 na então “Avenida Cel. Laurentino Bezerra” (atualmente, cruzamento da Avenida Cel. José Bezerra e Rua Lula Gomes). A construção do obelisco em forma de pirâmide quadrangular tem 7,3 metros e foi idealizada após uma campanha promovida pelo  jornal “A Voz Potyguar”, sobre direção de Ulysses Telêmaco, Vivaldo Pereira e Abílio Chacon. A data simboliza os 100 anos da primeira Missa celebrada na Capela de Sant’Ana (atual Matriz). 

A inauguração aconteceu na noite de 24 de dezembro de 1908, com a presença do intendente (Prefeito) Bevenuto Pereira, que fez a abertura do evento, seguindo-se da benção pelo vigário Francisco Coelho. Em seu discurso, Vivaldo Pereira descreveu o momento lembrando o início do povoamento da terra no Totoró. À meia noite, a missa do Natal foi celebrada no local. 

Na base do monumento vê-se algumas inscrições como: Primeiro centenário 1808/1908, Homenagem ao fundador Capitão-Mor Galvão; Monumento memorativo da fundação de Curraes Novos. A estrela no topo do Obelisco simboliza o progresso e a grandeza de CurraisNovos. 

·         A Cruz do “Marco 0” no Totoró e este obelisco são os únicos monumentos em comemoração à fundação de Currais Novos. 

·          

·         Pesquisa: Arquivo Municipal; Monumento Centenário; Retoques da História de Currais Novos (Celestino Alves); Totoró, berço de Currais Novos (Joabel R.)

Modo Noturno