Boletim Água Azul aponta 32 praias próprias e 1 imprópria na Grande Natal
O segundo Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, nº 37 de 2025, divulgado nesta sexta-feira (12), indica que 32 trechos estão próprios para banho e apenas um apresenta condição imprópria. O ponto classificado como inadequado é Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), em Natal.
Ao todo, 33 trechos são monitorados, com coletas de água realizadas em pontos distribuídos na Região Metropolitana de Natal, abrangendo os municípios de Nísia Floresta a Extremoz. A classificação segue os critérios da Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas.
O Programa Água Azul tem como objetivo oferecer mais segurança aos banhistas e turistas, informando sobre as condições das praias monitoradas.
O estudo é realizado em parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), integrando o Programa Água Azul.
Os boletins da balneabilidade são divulgados semanalmente no site do Idema (idema.rn.gov.br) e no aplicativo nacional Praia Limpa.
Fonte: Tribuna do Norte