Saúde
13:33

Clareamento dentário (mitos e verdades)

Com a busca cada vez mais pela estética, encontramos também em um sorriso bem cuidado a possibilidade de deixá-lo mais branco e harmônico. Hoje conseguimos bons resultados com o clareamento, seja ele feito no consultório ou de forma caseira mas sempre supervisionado por um cirurgião dentista!
Trago para vocês algumas verdades e mitos com relação a esse procedimento que vem ganhando cada vez mais visibilidade por anteceder procedimentos maiores, como as facetas por exemplo, ou até mesmo nele isolado para quem busca apenas melhorar a cor dos seus dentes.
Alguns mitos que o clareamento traz é com relação ao consumo de café, vinho, chás e etc.
É certo que antes era “proibido” o uso dessas bebidas ou de alimentos que tivesse um pigmento mais forte, porém, com as pesquisas mais recentes foi constatado que não há necessidade de abandonar essas bebidas e sim criar o hábito da escovação pelo menos 30 minutos após consumi-los, tendo em vista que o que dificultava a ação do clareador a longo prazo era o tempo em que esses pigmentos ficariam na cavidade oral sem escovação! Então é MITO que quem faz clareamento não pode tomar café.
Outro MITO muito significativo é que cremes dentais com carvão ativado também clareiam os dentes. Esse mito além de ser extremamente perigoso é também muito importante de ser falado, as pastas de carvão não clareiam os dentes, apenas dão a falsa impressão de “branqueamento” porque contém elementos abrasivos na sua composição que desgastam a camada superficial do dente a qual chamamos de esmalte, e o pior, desgastam irreversivelmente, ou seja, se você faz uso desses cremes dentais há muito tempo e seu esmalte está desgastado, mesmo que você pare de usar, por vezes só as resinas cobrirão os desgastes que foram ocasionados ao seu dente! Por isso, NÃO usem cremes dentais com carvão na sua composição, carvão é para churrasco!
E o último MITO, porém não menos importante é que o clareamento desgasta e enfraquece os dentes, o clareamento não tem esse poder, você pode fazer anualmente, claro, sob supervisão de um profissional, ele não tem a ação do creme dental com carvão ativado por exemplo, pois o processo de ação é químico e não mecânico como os cremes dentais abrasivos que tem a capacidade de fragilizar o seu dente, portanto é um procedimento seguro e NÃO desgasta os dentes.
E claro, as verdades que o clareamento traz é que aumenta a autoestima, associada a contribuição de um sorriso mais harmônico e natural para o paciente!
Se eu fosse você não deixaria de transformar e iluminar o seu sorriso de forma segura e eficaz.

Dra. Rafaely Diniz – Especialista em Ortodontia
Aperfeiçoamento em resinas e laminados cerâmicos (facetas e lentes de contato)
Atendimento adulto e infantil


_____________________________________ 
Tem alguma dúvida sobre algum tratamento!? Fale comigo, irei te responder.

@rafaelydiniz / (84) 99674-9844 / @ortodont_