Saúde
22:06

IGP alerta sobre cuidados com bebidas falsificadas para evitar intoxicação por metanol

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) destaca a importância de atenção redobrada na compra de bebidas alcoólicas, principalmente em decorrência do aumento dos casos de intoxicação por metanol ligados a produtos adulterados em várias regiões do país.

A perita criminal da Seção de Documentoscopia Forense, Renata Duarte Sangalli, recomenda que o consumidor fique atento a sinais de fraude. Ela alerta que preços muito baixos em relação ao mercado podem indicar falsificação, já que as bebidas têm custo maior para cumprir normas sanitárias e garantir segurança.

Renata orienta que seja verificada a qualidade da impressão das embalagens e se os lacres estão intactos. O metanol é altamente tóxico e pode representar graves riscos à saúde.

A Seção de Documentoscopia Forense do IGP é responsável por produzir provas técnicas em casos de fraudes envolvendo documentos, grafismos, papel-moeda e produtos. Nas perícias de falsificação, são analisados aspectos externos como logomarcas, características que identificam produto, marca e fabricante, além de selos, lacres, rótulos, embalagens e recipientes.

“Nosso trabalho técnico contribui para a segurança pública e protege a saúde da população. Contudo, o primeiro cuidado cabe ao consumidor, que deve observar os principais indicativos de suspeita no produto”, reforça a perita.

Quanto ao descarte correto das embalagens, o IGP recomenda separar a tampa (plástico ou metal) e descartá-la separadamente, assim como rasgar ou remover o rótulo. As garrafas devem ser encaminhadas a pontos de coleta e locais de reciclagem autorizados, o que auxilia no combate ao mercado ilegal.

Créditos: Estado RS

Modo Noturno