Lula e papa Leão XIV discutem desigualdade em audiência no Vaticano
Na manhã de segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma audiência privada com o papa Leão XIV no Palácio Apostólico, no Vaticano. Acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva e por ministros, Lula presenteou o pontífice com uma obra do artista indígena Waxamani Mehinako. Em troca, recebeu uma placa de prata esmaltada que representa a Mãe do Bom Conselho.
O encontro foi breve e reservado, ocorrido antes da agenda oficial do papa. Lula aproveitou para convidar Leão XIV à COP30, que será realizada em novembro, em Belém. Apesar de declinar o convite devido aos compromissos com o Jubileu, o papa garantiu que o Vaticano terá representantes no evento.
Lula ressaltou a felicidade em saber que a visita do pontífice ao Brasil será bem recebida com carinho, acolhimento e fé do povo brasileiro.
Durante a conversa, o presidente elogiou a primeira exortação apostólica de Leão XIV, que critica a indiferença à fome e à desigualdade. Lula afirmou que é necessário criar um grande movimento de indignação contra a desigualdade.
À tarde, Lula participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação na sede da FAO, que celebra 80 anos, e se reuniu com o diretor-geral da organização, Qu Dongyu, e o chefe de governo de Bangladesh, Muhammad Yunus. Ele também encerrou a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Créditos: Terra