Secretaria confirma caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre
No último sábado (4), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou um caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre. A notificação foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da capital gaúcha.
Anteriormente, o Ministério da Saúde havia relatado dois casos suspeitos no Rio Grande do Sul, um em Porto Alegre e outro em Santa Maria. Contudo, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) descartou a notificação relacionada à Região Central do Estado.
O caso em investigação envolve um homem de 38 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido bebida alcoólica, supostamente proveniente do Estado de São Paulo.
O paciente permanece internado no Hospital de Pronto Socorro da capital, onde passou por coleta de amostras de sangue para análises. A previsão é que ele receba alta ainda na noite de sábado.
Até o momento, o Ministério da Saúde registra no Brasil 195 notificações de intoxicação por metanol devido ao consumo de bebidas alcoólicas, com 14 confirmações e 181 casos em investigação. O Estado de São Paulo lidera os registros, com 162 notificações, sendo 14 casos confirmados.
Créditos: Gaucha ZH