Economia
03:05

TCU inicia inspeção no Banco Central sobre liquidação do Banco Master

Nesta sexta-feira (2), o Tribunal de Contas da União (TCU) começou uma inspeção no Banco Central para analisar a liquidação extrajudicial do Banco Master, segundo confirmou o presidente do TCU, Vital do Rêgo, à CNN.

Especialistas conversaram com o CNN Money a respeito da decisão do Tribunal e das possíveis consequências desse processo inovador envolvendo o Banco Central.

Murilo Viana, economista da GO Associados, questiona as motivações do TCU para essa ação e acredita que a inspeção pode colocar em dúvida a autonomia da autarquia.

Ele afirma que a atuação do TCU levanta um alerta sobre a possibilidade do órgão estar tentando pressionar o Banco Central na autoridade de determinar a liquidação. Segundo Viana, isso pode afetar a confiança interna e externa na capacidade do BC de agir rapidamente e conduzir a liquidação quando necessário.

Já Hugo Daniel Azevedo, gestor de patrimônio, avalia como negativa a intervenção do STF e do TCU sobre a autoridade monetária e opina que uma eventual reversão da decisão de liquidar o Banco Master prejudicaria a confiança no sistema, gerando problemas de governança institucional e reduzindo a previsibilidade do sistema financeiro brasileiro.

Azevedo destaca que essa interferência poderia aumentar a aversão ao risco no país, pois questiona a segurança dos investimentos diante da possibilidade de regras serem alteradas abruptamente.

Por outro lado, Viana analisa o tempo que o Banco Central levou para decretar a liquidação do Banco Master e sugere que, em um momento mais calmo, deveria ser discutido se o BC não demorou para agir. Ele acrescenta que indícios apontam para pressões políticas que podem ter influenciado essa demora.

Créditos: CNN Brasil

Modo Noturno