Política
15:11

Lula classifica como ‘matança’ operação no Rio com 121 mortes e pede investigação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou como “matança” a megaoperação policial ocorrida no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes. Em entrevista a correspondentes internacionais, Lula enfatizou a necessidade de uma investigação para esclarecer as circunstâncias da ação.

O chefe do Executivo afirmou que até o momento só há a versão do governo estadual e que é importante saber como tudo aconteceu. Ele considerou que, embora o número de mortes possa ser visto por alguns como um sucesso, a atuação do Estado nessa operação foi desastrosa.

A operação, denominada Contenção, foi realizada pelas polícias militar e civil do Rio e ocorreu durante o governo de Cláudio Castro (PL), adversário político de Lula. No dia da ação, Castro criticou a suposta falta de apoio do governo federal, indicando que seus pedidos por blindados foram negados em três ocasiões. Contudo, ele não pretende solicitar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), requisito necessário para a cessão dos blindados.

Após a operação, Castro e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram a criação do Escritório de Combate ao Crime Organizado, com o objetivo de eliminar barreiras entre os governos estadual e federal. O escritório será liderado pelo secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Cesar Santos, e pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo.

Além disso, o Estado do Rio planeja contar com peritos criminais da União, aumentar o efetivo da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal na região, e ampliar as ações de inteligência da Polícia Federal para combater o financiamento das quadrilhas criminosas.

Créditos: O Globo

Modo Noturno