Lula realiza primeira visita ao papa Leão 14 no Vaticano
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama, Rosangela da Silva, a Janja, fizeram hoje sua primeira visita ao papa Leão 14, sendo recebidos pelo pontífice no Vaticano.
No período da tarde, Lula participa de eventos da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em celebração aos 80 anos da entidade e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A última passagem de Lula por Roma foi em abril deste ano, quando esteve no velório do papa Francisco. Atualmente, o presidente e a primeira-dama estão hospedados na embaixada do Brasil na capital italiana, que está em reforma.
Lula encontra-se, assim, com o quarto pontífice durante seu mandato presidencial. Quando assumiu a Presidência em 2003, o papa era João Paulo II, que faleceu em abril de 2005 após 26 anos de papado.
Bento 16 sucedeu João Paulo II e renunciou em 2013, durante o governo Dilma Rousseff; o ex-pontífice alemão morreu em 31 de dezembro de 2022, um dia antes do início do terceiro mandato de Lula.
Católico, Lula mantinha uma boa relação com o papa Francisco, com quem se encontrou diversas vezes. Em junho de 2023, Lula visitou o pontífice no Vaticano para tratar dos conflitos na Ucrânia. Francisco, igualmente de origem na esquerda e fã de futebol como Lula, também o recebeu em 2024, durante o G7 na Itália.
Créditos: UOL Notícias